PROGRAMA DE ENSINO E TRANSMISSÃO DA PSICANÁLISE


         Este ano a Práxis Lacaniana/Formação em Escola comemora 25 anos de fundação. A importância do tempo para a construção do tecido transferencial com o discurso da psicanálise é fundamental, porque é preciso um percurso de trabalho para chegar a recolher o que interessa ao nosso discurso.

         Nos dias atuais, é evidente a desvalorização do compromisso com a palavra nas mais diversas situações, seja na família, no trabalho, nos diferentes laços sociais. Isto indica a rejeição ao valor do inconsciente freudiano que está naquilo que se diz além do que se quer dizer.

         Esse fato mostra a dificuldade de interrogar o sintomático de nossa época pela via da palavra,
e que a preferência tem sido por usar a fala mais para difamar, acusar, rezar, do que para interrogar-se das consequências que há para cada um por sermos falantes. Essa rejeição do inconsciente freudiano, e da interrogação do desejo, também nos indica a necessidade lógica da 2 entrada da ética do discurso da psicanálise para as questões próprias deste momento que nos atordoam.

         O discurso da psicanálise é o que pode trazer outras consequências que não a confusão disseminada entre liberação e desintegração, que crescem em nome do empoderamento do que se chama felicidade e liberdade, hoje. Temas que estão totalmente empobrecidos simbolicamente pelo casamento da ciência moderna com o capitalismo.

         O mercado do saber na modernidade com a ideia de compra e venda deste encobre o pagamento e o custo para o seu acesso. Isto nos situa, a nós, os psicanalistas, na responsabilidade de respondermos a partir de nosso saber e de não nos demitirmos de nos posicionar. Via que não é fácil, já que não se trata, em psicanálise, dos serviços dos bens, nem de se posicionar à esquerda ou à direita em termos de política partidária, mas de entrar no campo do gozo, no qual a política tem a ver com o campo do dizer e do dito.

         Convidamos a vir trabalhar conosco aqueles que se sintam movidos pelo que Freud e Lacan nos legaram.

         Primeiro Semestre: 07 de março a 13 de julho
         Segundo Semestre: 06 de agosto a 15 de dezembro

Ou se preferir acesse o link contato e tire suas dúvidas